JP Mika

JP Mika

Nasceu em 1980, em Kinshasa, na República Democrática do Congo.
Reside e trabalha em Kinshasa

JP Mika tem um interesse por desenho e ornamentação desde tenra idade e portanto pertenceu ao departamento de pintura na Academia de Belas Artes de Kinshasa. No entanto também esteve no ARAP: Um Estúdio de Investigação de Arte Popular criado pelo artista Chéri Chérin que mais tarde se tornou no seu mestre. Aí, melhorou as suas competências e tornou-se membro da APPO, A Sociedade de Pintores de Arte Popular. Em 2004, estabeleceu o seu próprio estúdio e deu-lhe o nome EBA, que se pode traduzir como Os Eventos das Belas Artes.

Criador de esquissos excecionais, há muito que faz uso dos temas e composições dos seus antecessores entre eles o seu mentor Cheri Cherin. Tal como Cheri Samba antes dele, Mika expõe-se juntamente com as suas obras, pintando autorretratos ou adicionando a sua imagem a composições de grupos – a maioria das vezes os seus personagens estão vestidos como “sapeur” (um membro do movimento social conhecido como la SAPE, que se vestem como «Dandies»)

Ao longo dos últimos anos desenvolveu o seu próprio estilo, focado em retratos e simplificando a sua composição utilizando tecidos que servem de fundo. O uso arrojado de cores providência uma energia positiva às suas obras. Neste momento é um artista distinto dos seus colegas. Os seus quadros realistas são, no entanto, benevolentes e qualquer que seja o tema, ele pinta uma África moderna e dinâmica de forma cuidadosa e gentil.