Ibaaku

Ibaaku

Após vários pseudônimos evocativos, Ibaaku escolheu seu primeiro nome em Djola para este novo projeto, marcando um ponto de virada para este artista multidisciplinar.

Nascido em Dakar, mas originalmente de Casamance, Ibaaku é um artista prolífico; não apenas produtor, mas também multi-instrumentista, autor, compositor e apresentador de rádio.

Antes de iniciar sua carreira solo, ele trabalhou por alguns anos com os melhores artistas hip-hop senegaleses, incluindo Xuman, Keyti, Daara J (grupo de Faada Freddy) e PPS. Além disso, ele continua sendo um membro-chave do coletivo I-Science.

Ibaaku também colabora regularmente com outros campos culturais e artísticos, como moda, artes visuais e vídeo.

O já culto recorde «Alien Cartoon» nasceu da colaboração entre a designer senegalesa Selly Raby Kane (que vestiu Beyoncé, entre outras) e Ibaaku (que compôs a música para um dos seus desfiles de moda).

Tanto a música eletrônica hip-hop quanto a experimental, combinadas com referências senegalesas e sons locais remixados, representam as principais influências do primeiro trabalho do DJ. Aqui e ali, algumas ótimas referências à Beat Scene e seu líder Flying Lotus podem ser encontradas. Podemos também pensar em Sun Ra como uma referência intelectual e visual, principalmente por causa das imagens Afro-futuristas propostas pelos dois artistas.