Bassekou Kouyate

Bassekou Kouyate

Este concerto é apresentado em parceria com o Aga Khan Music Initiative, um programa do Aga Khan Trust for Culture.

Nasceu em Garana, uma aldeia pequena e multiétnica, a 60 km de Segou, localizada à beira do rio Níger. É descendente de uma longa linhagem de griotes de ambos lados da família.
Em meados dos anos 80 Bassekou começou a brincar com o circuito sumu tradicional, que rapidamente o pôs em contacto com um outro músico e tocador de kora extraordinário Toumani Diabate. No final dos anos 80, Bassekou tornou-se membro fundador da Toumani Diabate’s Symmetric Orchestra, que na altura incluía, entre outros, o jovem Habib Koite como cantor principal. Foi o Symmetric Trio que trouxe Bassekou à Europa pela primeira vez para tocar no festival Dranouter na Bélgica em 1990.

Algum tempo depois, nesse mesmo ano, Bassekou fez a sua primeira viagem aos E.U.A. onde conheceu o músico de blues Afro-Americano, Taj Mahal.
Em meados dos anos 90 Bassekou casou com Amy Sacko, uma ótima cantora griote originalmente do Noroeste do Mali. Como casal, produziram uma serie de cassetes populares que eram constantemente solicitadas no circuito dos casamentos e na televisão do Mali, onde Amy recebeu o nome de «Tina Turner do Mali».
Em 2005 Bassekou foi convidado pelo «bluesman do deserto» do Mali, Ali Farka Touré, para tocar no seu álbum «Savane» e para se juntar a Ali no palco para a sua última digressão no verão de 2005. Nesse mesmo ano Bassekou decidiu criar a sua banda Ngoni ba. um quarteto de ngonis de tamanhos diferentes. Foi uma ideia nova, mas também era bastante antiga – os chefes do Segu pré-colonial às vezes tinham bandas de 30 ou 40 tocadores de ngoni, todos a tocarem juntos.
Desde então Bassekou Kouyate & Ngoni ba corriam o mundo em digressão tendo tocado em centenas de concertos desde o Central Park em Nova Iorque ao Royal Albert Hall em Londres, do Roskilde ao Glastonbury.

Recentemente tocou com a Africa Express e partilhou o palco com músicos como Sir Paul McCartney, John Paul Jones, Damon Albarn e muitos mais.