Ballaké Sissoko

Ballaké Sissoko

Dez dedos para vinte e uma cordas, e dá-se a magia, absoluta e calmamente. Ballaké Sissoko emerge-nos na sonoridade cristalina e suave da sua kora ampliada pelo seu talento como melodista e improvisador.

Ballaké Sissoko é o filho de Djelimady Sissoko, um grande mestre de Kora Manding, uma harpa de vinte e uma cordas cujo som cristalino conquistou o público internacional. Ballaké é um dos melhores tocadores de Kora da nova geração. Começou a aprender o instrumento desde muito cedo com o seu pai. Tendo tocado com a prestigiosa Ensemble Instrumental du Mali e acompanhado inúmeras cantoras do Mali, fez reputação como artista a solo, em dueto com Toumani Diabate, com Taj Mahal, e com outros músicos de prestígio, desde 2009 com Vincent Segal no álbum “Chamber Music” e o novo “Musique de Nuit” ambos lançados pela discográfica No-Format.

Aberto a todas as aventuras e encontros Ballaké é um instrumentalista repleto de talento que, inspirando-se na tradição, forjou o seu próprio estilo. Um improvisador inspirado e um melodista subtil, acompanha maravilhosamente os outros músicos e é um excelente compositor.

Emoção, elegância, frescura e criatividade são responsáveis por algumas das melhores músicas do mundo.